O futebol como atividade recreativa e esportiva nacional mais praticado predispõe às lesões ligamentares, principalmente às do ligamento colateral medial e cruzado anterior( incidência estimada em 1 para cada 3000 pessoas por ano), às quais na maioria das vezes exigem tratamento cirúrgico especializado sendo considerada a quarta cirurgia ortopédica mais frequente nos EUA.
As lesões traumáticas podem ser evitadas ou minimizadas pelo uso de calçado e traje apropriado, assim como aquecimento, preparo físico, e orientação técnica adequada específica para cada atividade. Músculos fortes, alongados e equilibrados são os fatores de maior proteção aos joelhos.
O tratamento cirúrgico para as lesões traumáticas quando necessárias são realizadas com auxílio de vídeo cirurgia e equipamentos de tecnologia de ponta (mini instrumentos motorizados, aparelhos de rádio frequência e de precisão digital, materiais bioabsorvíveis, fios de sutura e dispositivos de fixação altamente resistentes). Aliados a técnicas cirúrgicas e anestésicas modernas tornam o pós operatório menos sintomático e sem uso de imobilizações, permitindo assim uma assistência fisioterápica e um restabelecimento precoce.
A fisioterapia pode ser iniciada imediatamente após a cirurgia, antes da alta do paciente da unidade hospitalar, mantendo-se a assistência em clínicas especializadas, permitindo um rápido retorno ao trabalho e uma recuperação até ao nível anterior de atividade física praticada. Técnicas fisioterápicas mais atuais de reabilitação também são fatores de êxito para uma recuperação plena.